domingo, 19 de julho de 2009



















Relatório de atividade – PAV II 2º Período
Professora Angélica Ribeiro Silva


Construção do LIVRO COLETIVO

Texto usado com referência: “Ícaro” (Adaptado de http://www.geocities.com/athens/sparta/5892/icarodedalo.htm)
Livro coletivo
Duração: 18 aulas

1º Momento - Narração da história “Ícaro”

Em círculo, todos os alunos ficaram bem atentos. Fizeram alusão a histórias conhecidas da Mitologia Grega e lembraram-se de jogos eletrônicos. Alguns, nunca tinham ouvido falar.



2º Momento – Leitura do texto
Cada aluno recebeu o texto, que foi lido por eles próprios. Perceberam as informações que foram omitidas na narração e comentaram.

3º Momento - Reescrita do texto

Após a leitura do texto, os alunos marcaram as palavras difíceis. Foram lidas e escritas no quadro para que todos pudessem viajar pelo dicionário e procurar o significado.



4º Momento - Leitura dos textos

Após terminarem a reescrita, cada parte foi lida na sequência. Os próprios alunos perceberam informações distorcidas ou situações importantes omitidas. Depois de detectadas as falhas, cada grupo, com a ajuda da professora, reformulou o texto, fazendo correções ortográficas e de sentido. Os textos foram novamente lidos e os alunos ficaram satisfeitos com o novo resultado. No 6º passo, serão retomados.

5º Momento – Encenação

Iniciou-se o processo de montagem do cenário da encenação. Os alunos, ainda em grupo, fizeram as asas, a torre, as árvores, as enxadas, o sol, as gaivotas. O labirinto não foi construído, foi apenas simulado.

6º Passo - Confecção do Livro Coletivo

Chegamos quase na reta final desse projeto: a construção do livro coletivo. Em grupos, retomando os textos iniciais, cada parte do texto foi página do Livro Coletivo. Os alunos ilustraram e escreveram as partes do texto correspondentes ao desenho. No momento de finalizar os cartazes, corrigimos a ortografia. Todos os alunos participaram dessa atividade.

Terminando o livro, alguns alunos visitaram as turmas de 1º e 2º anos, no turno vespertino para contar a história com o Livrão. As professoras Márcia e Jussara foram muito receptivas. Os alunos Kennedy, Dayvid e Cristian, representando a turma, contaram a história. As crianças ficaram atentas e mostraram-se muito interessadas nos desenhos do Livro Coletivo. O s alunos foram muito aplaudidos.

Finalizando, fizeram atividades linguíticas através de jogos, cruzadinhas e caça-palavras.

Um comentário:

  1. Parabéns, professora Angélica. Cumprimente também os seus alunos pelo belo trabalho que juntos realizaram.
    abração,
    Cida.

    ResponderExcluir