sábado, 25 de julho de 2009

Relatório de Aplicação de Atividade
Gestar II


Aluna: Angélica Ribeiro Silva
Turma: 9º Prata

Baseando na atividade “Avançando na Prática” TP5, montei a seguinte atividade:

Os alunos assistiram ao filme “Se eu fosse você 2”. O filme abriu muitas discussões em sala, além do humor. Os alunos responderam algumas questões sobre o filme, o que gerou comentários e exposição de opiniões.
Na aula de Redação, fizemos a listagem dos vários assuntos abordados no filme: divórcio, gravidez na adolescência, relacionamento amoroso, dentre outros. Cada aluno escolheu um tema e escreveu um texto dissertativo, opinando sobre o assunto. O tema mais escolhido e explorado pelos alunos foi gravidez na adolescência, que gerou muitas discussões.

Após, os alunos leram o texto “Cada um é cada um” (TP 5) e fizeram interpretação. Foi abordado que se colocar no lugar do outro é muito difícil e que as diferenças são para completarmos uns aos outros.



Cada um é cada um

Cada um é cada um, diz a sabedoria popular. E, ouvindo diferentes pessoas contarem o mesmo gol, chega-se à conclusão de que esta é uma verdade inquestionável, uma lei irrefutável.
Alguns falam rapidamente, outros são lentos, alguns têm um vocabulário rebuscado,
outros inventam gírias, uns capricham nos erres, outros deslizam nos esses, uns são fanhos, outros são gagos etc... E cada um conta o gol que viu de um jeito particular, único.
[...]
O narrador objetivo falaria:
“Aos 23 min do segundo tempo, Luís Fernando cruzou para Trindade, que cabeceou a bola e fez 2 a 1.”
O econômico diria: “Luís. Cruzamento. Trindade. Cabeça. Bola. Redes. Gol.”
O interrogativo: “E não é que o Paysandu ganhou, mesmo depois de estar perdendo? Quando aconteceu a virada? No meio do segundo tempo, você acredita? Quem fez o cruzamento? O Luís Fernando. Para quem? Para o Trindade, sabe aquele que entrou no fim do primeiro tempo? E o que o Trindade fez? Cabeceou para o gol. Assim o Paysandu está no final contra o Cruzeiro e a dois jogos de disputar a Libertadores da América, não é demais?”.
[...]
O matemático: “Aos 23 min e 12 s do tempo segundo, o atleta de número 6 fez um cruzamento parabólico a cinco passos da linha lateral, pondo o círculo na cabeça do atleta de camisa 16, sendo que este solucionou o problema desviando a esfera a 45º de sua posição referencial, fazendo-a alojar-se no canto baixo do delta, a 12 centímetros da mão esquerda do palmeirense de camisa número 1.”
O rabugento: “Depois de várias tentativas fracassadas, o Luís Fernando finalmente acertou um cruzamento, fazendo a bola, sabe Deus como, chegar à cabeça do Trindade, que, enfim, estava onde devia estar. Contando com a ajuda dos zagueiros palmeirenses, uns cabeças-de-bagre, ele subiu e desviou a bola sem muita força, mas o goleiro, mal colocado, não conseguiu defender.”
[...]
O caipira: “Uê, gente, ses não viram, não? Foi assim, ó: O Luís Fernando deu uma bicanca, e a bola foi parar no meio do fuzuê, onde tava o Trindade. Aí o danado triscou de cabeça, assim meio de banda, e a bola foi parar lá dentro da rede. Nem que o goleiro fosse passarinho, ele pegava não.”
Ou seja, cada um é cada um, e cada gol é muitos.
Folha de S. Paulo, “Esporte”, 30/07/2002, D3.



a) O título “Cada um é cada um” faz parte, como diz Torero, da sabedoria popular. E é bem coloquial, não é mesmo?Você o considera adequado ao texto? Como defenderia sua opinião?

b) Crie um outro título para o mesmo texto, em que apareça a palavra estilo e que mantenha o sentido dado pelo colunista.

c) Na sua opinião, qual dos narradores envolve mais o ouvinte ao narrar o gol? Por quê?

d) No segundo parágrafo, Torero apresenta “estilos” de fala. E você, como classificaria seu “estilo” de fala? Você está satisfeito com ele ou gostaria que fosse diferente? Por quê?


Para finalizar, de forma divertida e ao mesmo tempo crítica, lemos o texto “Assaltantes Brasileiros”, mostrando que numa mesma situação, pessoas diferentes agem diferentemente, especialmente no jeito de falar.

Pois é, o Brasil tá cheio de ladrões, estes são alguns dos nossos queridos Bandidos:
ASSALTANTE BAIANO Ô meu rei... ( pausa ) Isso é um assalto... ( longa pausa ) Levanta os braços, mas não se avexe não..e( outra pausa ) Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado .. Vai passando a grana, bem devagarinho ( pausa pra pausa ) Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado. Não esquenta, meu irmãozinho, ( pausa ) Vou deixar teus documentosna encruzilhada .
ASSALTANTE MINEIRO Ô sô, prestenção issé um assarto, uai. Levantus braço e fica ketin quié mió procê. Esse trem na minha mão tá chein de bala... Mió passá logo os trocados que eu num tô bão hoje. Vai andando, uai ! Tá esperando o quê, sô?!
ASSALTANTE CARIOCA Aí, perdeu, mermão Seguiiiinnte, bicho Tu te fu. Isso é um assalto . Passa a grana e levanta os braços rapá . Não fica de caô que eu te passo o cerol.... Vai andando e se olhar pra tras vira presunto

ASSALTANTE PAULISTA Pô, meu ...Isso é um assalto, meu Alevanta os braços, meu . Passa a grana logo, meu Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pra comprar o ingresso do jogo do Parmera, meu . Pô, se manda, meu
ASSALTANTE GAÚCHO O gurí, ficas atento Báh, isso é um assalto Levanta os braços e te aquieta, tchê ! Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê. Passa as pilas prá cá ! E te manda a la cria, senão o quarenta e quatro fala.
ASSALTANTE DE BRASILIAQuerido povo brasileiro, estou aqui no horário nobre da TV para dizer que no final do mês, aumentaremos as seguintes tarifas: Energia, Água, Esgoto, Gás, Passagem de ônibus, Imposto de renda, Lincenciamento de veículos, Seguro Obrigatório, Gasolina, Álcool, IPTU, IPVA, IPI, ICMS, PIS, COFINS...

2 comentários:

  1. RSRSRSRSRSRS!!!!Legal!!!!!
    Tenho certeza q seu alunos estão se divertindo muito e aprendendo cada vez mais.
    Continue assim, criativa, dinâmica, inovadora.
    Abraços,

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  2. Oi, Angélica!!! Deixei um selinho para você no meu blog. Passa lá!!! Bjs. Tia Fabiane

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