sábado, 25 de julho de 2009





Projeto Amizade


Turma: PAV II 1◦ Período
Professora: Angélica Ribeiro Silva


Justificativa
O Projeto amizade surgiu da necessidade de bom relacionamento entre os alunos do PAV II 1º Período. Havia muitas brigas, discussões e até mesmo atos de agressão física entre eles. A urgência em resolver o problema deu margem para se criar algum mecanismo para tentar melhorar o relacionamento em sala de aula.

Objetivos
Ajudar os alunos a melhorar o comportamento em sala de aula;
Levá-los a respeitar os colegas,
Melhorar o palavreado em sala de aula;
Diminuir as agressões físicas;
Melhorar o aprendizado e a atenção.

Relatório das atividades desenvolvidas

Iniciamos com uma história sobre amizade. Os alunos, em círculo, ouviram a história e conversamos sobre o comportamento da turma. Eles próprios reconheceram verbalmente dificuldades de aceitar e respeitar o outro.

Uma História de Amizade


Em uma pequena cidade, viviam duas crianças que eram muito amigas. Elas se divertiam, brincavam e choravam juntas. Não importava se fazia chuva ou sol, estavam sempre juntas.Certo dia, quando estavam na beira do rio, uma criança disse a outra que estava indo embora, pois seu pai tinha conseguido um emprego em outra cidade. Muito triste, a criança que recebeu a notícia perguntou:- Quando nos veremos novamente?Então, a outra respondeu:- Consegue ver essas árvores na beira do rio?- Sim.- Assim como temos certeza de que no outono as folhas dessas árvores vão cair, mas mesmo assim as árvores continuarão no mesmo lugar, assim será a minha amizade: presente e constante.
- Mas se eu nunca mais chegar a te ver?- Se isso acontecer não se preocupe, pois a nossa amizade está gravada em cada um de nossos corações. Não importa se estarei perto ou longe, pois você sempre terá boas lembranças de mim, e as lembranças nós conseguimos guardar com carinho.Terminando de falar, saiu, foi embora e nunca mais voltou. Porém, aquela criança que um dia havia perguntado sobre a amizade, nunca perdeu as esperanças, pois sempre que era outono voltava para ver as folhas que caiam das árvores e percebia que aquilo sempre acontecia, estando presente ou não. E é assim que deve ser a amizade: pura e verdadeira como os sentimentos de uma criança.

Ouvimos a música “Podes Crer” (Cidade Negra) que fala profundamente de amizade. Os alunos, antes de ouvir a música, responderam algumas perguntas e discutiram a letra.

Podes Crer
Cidade Negra
Composição: Da Gama / Bino Farias / Lazão / Toni Garrido
O que é, meu irmão


eu sei o que te agrada


e o que te dói, e o que te dói


é preciso estar tranquilo


pra se olhar dentro do espelho


refletiro que é?


seja você quem for


eu te conheço muito bem


e isso faz bem pra mim


isso faz bem pra vida


onde quer que vá


eu vou estar també


meu vou me lembrar


daquela canção que diz


parapapapa....


benditoencontro


na vida


amigo


é tão forte quanto o vento quando sopra


tronco forte que não quebra, não entorta


podes crer, podes crer,eu tô falando de amizade


1) Do que fala a música?
2) O que é amizade para você? Você tem grandes amigos?
3) O que você entende pelo verso “seja você quem for”?
4) Os versos “isso faz bem pra mim” e “isso faz bem pra vida” mostram que a amizade faz bem paras pessoas. Você concorda com essa afirmação? Por quê?
5) Você acha possível cultivar boas amizades na sala de aula?

Cantamos a música, da qual eles gostaram muito.
Daí, formamos grupos que criaram paródias (versões) sobre amizade. Alguns grupos não participaram cantando, mas os outros foram muito bem!
Depois da música, fizemos um sorteio dos nomes, como um amigo oculto. Fizeram um Acróstico com o nome sorteado, colocando as qualidades dos colegas. O trabalho foi exposto na sala.

Foi passado o filme “Resgate Abaixo de Zero”*, o qual conta a história da amizade entre um homem e alguns cães. Após o filme, discutimos em sala, que se temos tanto cuidado e carinho para com os animais, que dirá com os humanos. Falamos sobre a importância de cada um e sobre a necessidade de respeitarmos uns aos outros.

Dividimos a turma em grupo e cada grupo criou uma estrofe sobre amizade, as quais fizemos um belo poema ( no cartaz).

Lemos o texto “Me dá a sua mão” que conta a história de um garoto rico que descobriu a amizade do lado de lá da grade conseguiu, num menino pobre, um amigo de verdade. Os alunos ficaram sensibilizados. Os exercícios de interpretação levaram-nos a refletir sobre amizade X aparência e a falarem de suas vidas e experiências.

Fizeram exercícios lúdicos como caça-palavras, cruzadinhas, separação de sílabas, ilustração,com que aprenderam mais um pouco.


Finalizando, montamos um “clipe” com fotos dos alunos em momentos de união, juntamente com a música “Podes Crer”. Os alunos assistiram e gostaram muito.

Com esse trabalho, não consegui mudar a realidade da turma, porém nunca é em vão trabalhar sobre esse tema.





*Sinopse do filme “Resgate abaixo de zero”


Na Antártica, uma equipe de exploradores e cientistas em uma missão – o guia de sobrevivência Jerry Shepard (Paul Walker), seu melhor amigo e cartógrafo Cooper (Jason Biggs) e o ríspido geólogo Davis (Bruce Greenwood) – escapam por pouco de um acidente fatal, graças à inabalável equipe de oito habilidosos cães de trenó. Os homens são forçados a abandonar os adorados cães na região congelada – com a promessa de retornar. Mas, quando a tempestade do século se aproxima, impossibilitando todo e qualquer tipo de resgate, os cães ficam presos. Enquanto os cães lutam para sobreviver, Jerry está determinado a organizar uma missão de resgate. Baseado em acontecimentos reais.

Vale a pena assistir!!!!

Um comentário:

  1. oi...
    Estou muito feliz com asua atuação. Não desânime, Sei que o seu trabalho nunca fica a desejar!Beijos
    Luciene /Araçaí

    ResponderExcluir