



Relatório de atividade – PAV II 2º Período
Professora Angélica Ribeiro Silva
Construção do LIVRO COLETIVO
Texto usado com referência: “Ícaro” (Adaptado de http://www.geocities.com/athens/sparta/5892/icarodedalo.htm)
Livro coletivo
Duração: 18 aulas
1º Momento - Narração da história “Ícaro”
Em círculo, todos os alunos ficaram bem atentos. Fizeram alusão a histórias conhecidas da Mitologia Grega e lembraram-se de jogos eletrônicos. Alguns, nunca tinham ouvido falar.
Professora Angélica Ribeiro Silva
Construção do LIVRO COLETIVO
Texto usado com referência: “Ícaro” (Adaptado de http://www.geocities.com/athens/sparta/5892/icarodedalo.htm)
Livro coletivo
Duração: 18 aulas
1º Momento - Narração da história “Ícaro”
Em círculo, todos os alunos ficaram bem atentos. Fizeram alusão a histórias conhecidas da Mitologia Grega e lembraram-se de jogos eletrônicos. Alguns, nunca tinham ouvido falar.
2º Momento – Leitura do texto
Cada aluno recebeu o texto, que foi lido por eles próprios. Perceberam as informações que foram omitidas na narração e comentaram.
3º Momento - Reescrita do texto
Após a leitura do texto, os alunos marcaram as palavras difíceis. Foram lidas e escritas no quadro para que todos pudessem viajar pelo dicionário e procurar o significado.
Cada aluno recebeu o texto, que foi lido por eles próprios. Perceberam as informações que foram omitidas na narração e comentaram.
3º Momento - Reescrita do texto
Após a leitura do texto, os alunos marcaram as palavras difíceis. Foram lidas e escritas no quadro para que todos pudessem viajar pelo dicionário e procurar o significado.
4º Momento - Leitura dos textos
Após terminarem a reescrita, cada parte foi lida na sequência. Os próprios alunos perceberam informações distorcidas ou situações importantes omitidas. Depois de detectadas as falhas, cada grupo, com a ajuda da professora, reformulou o texto, fazendo correções ortográficas e de sentido. Os textos foram novamente lidos e os alunos ficaram satisfeitos com o novo resultado. No 6º passo, serão retomados.
5º Momento – Encenação
Iniciou-se o processo de montagem do cenário da encenação. Os alunos, ainda em grupo, fizeram as asas, a torre, as árvores, as enxadas, o sol, as gaivotas. O labirinto não foi construído, foi apenas simulado.
Após terminarem a reescrita, cada parte foi lida na sequência. Os próprios alunos perceberam informações distorcidas ou situações importantes omitidas. Depois de detectadas as falhas, cada grupo, com a ajuda da professora, reformulou o texto, fazendo correções ortográficas e de sentido. Os textos foram novamente lidos e os alunos ficaram satisfeitos com o novo resultado. No 6º passo, serão retomados.
5º Momento – Encenação
Iniciou-se o processo de montagem do cenário da encenação. Os alunos, ainda em grupo, fizeram as asas, a torre, as árvores, as enxadas, o sol, as gaivotas. O labirinto não foi construído, foi apenas simulado.
6º Passo - Confecção do Livro Coletivo
Chegamos quase na reta final desse projeto: a construção do livro coletivo. Em grupos, retomando os textos iniciais, cada parte do texto foi página do Livro Coletivo. Os alunos ilustraram e escreveram as partes do texto correspondentes ao desenho. No momento de finalizar os cartazes, corrigimos a ortografia. Todos os alunos participaram dessa atividade.
Terminando o livro, alguns alunos visitaram as turmas de 1º e 2º anos, no turno vespertino para contar a história com o Livrão. As professoras Márcia e Jussara foram muito receptivas. Os alunos Kennedy, Dayvid e Cristian, representando a turma, contaram a história. As crianças ficaram atentas e mostraram-se muito interessadas nos desenhos do Livro Coletivo. O s alunos foram muito aplaudidos.
Finalizando, fizeram atividades linguíticas através de jogos, cruzadinhas e caça-palavras.
Parabéns, professora Angélica. Cumprimente também os seus alunos pelo belo trabalho que juntos realizaram.
ResponderExcluirabração,
Cida.